4 de mai de 2012

Riscos do celular - Fique atentos

Se você é como aquelas pessoas que dorme com o celular de baixo do travesseiro, usa como despertador, fica grudadinho com seu celular, conversa muuito com os amigos(as), fique atento, isso não faz nada bem para nós





Qual perigoso?

Você quer esperar até se saber com certeza exatamente quão perigosos são os telefones celulares, antes de você e seus filhos deixar de usar eles?

Provavelmente não.

A única recomendação segura para crianças é...

Não os deixem usar um celular, nem para jogos. (Talvez a única exceção a isso seria o uso do celular num verdadeiro emergência.)

Não compre celular para elas. E se já tem um celular, não deixe eles dormirem com o celular debaixo do travesseiro em hipótese alguma! Eduque a eles sobre os perigos, e seja um bom exemplo para eles.


O que fazer se deixar de usar o celular não e uma opção viável para você?

Há precauções que você pode tomar para tornar menos perigoso o seu uso do telefone celular.

Recomendações para Minimizar os Riscos do Telefone Celular:

* Limite a quantidade de tempo que você fala no celular. O risco de câncer do cérebro o do olho, ou algum outro doença grave, é maior quanto mais tempo fala no celular.

* Seja cortes, mas breve. Desaconselhe conversações não necessárias no celular. Considere usar as mensagens de texto no possível. Desenvolva a sua própria estratégia para evitar conversas longas no celular.

* Use um telefone fixo sempre que seja possível. Isso não inclui os telefones sem fio, que também emitem perigosa EMR (são as siglas em inglês; significam radiação eletromagnética.)

# Use auricular com um tubo de ar (“air tube headset”). Esse tipo de auricular é seguro porque o EMR não se desloca dentro do tubo de ar. Ao contrario dos auriculares comuns, incluindo os auriculares e peças para o ouvido Bluetooth, o auricular com tubo de ar não age como se fosse uma antena. (O Bluetooth aparentemente, porem, emite menos EMR que os telefones celulares comuns; mais ainda assim, já que é colocado diretamente dentro da orelha, seja qual for a quantidade de radiação emitida pelo o Bluetooth, essa radiação vai diretamente ao cérebro através do canal de orelha, uma situação obviamente indesejável.)

# Use o alto-falante do celular sempre que seja possível. Nunca segure o celular de maneira que ele esteja tocando a sua cabeça. A quantidade de EMR absorvida pelo corpo diminui em proporção à distancia entre a fonte de EMR e o seu corpo. O mais longe que o celular fique de seu corpo, melhor, porque você estaria absorvendo menos radiação.

# Faca as ligações de um lugar aberta, e não desde o carro, um elevador, ou um prédio. A quantidade de EMR emitida do celular aumenta quando o sinal está fraco. Por isso, é melhor usar o celular quando o sinal está forte.

# Apague o celular quando você esteja num veiculo que está se movimentando rapidamente, como num trem ou avião. O celular emite EMR ao máximo possível tentando manter-se conectado às varias torres de celular (estações radio-base, ou ERBs) que vai passando.

# Mantenha o celular o mais longe possível da sua cabeça e das outras partes de seu corpo também. É melhor nem segurá-lo na mão. O dano feito pela EMR não se limite aos danos aos tecidos corporais perto do lugar de exposição.

# Apague o celular quando estás dentro dos elevadores e outros recintos de metal. O metal reflete a EMR, aumentando assim a quantidade de radiação à que você esteja exposto. (O difícil é fazer que as outras pessoas no elevador apaguem as suas também.) Às vezes quando estou num elevador, falou aos outros “passageiros” sobre as vantagens de apagar os celulares. Lamentavelmente, não muitos o fazem, mas quem sabe? Eventualmente tal vez mais pessoas começarem apagá-los.

# Mantenha o celular longe do corpo. Não fique com o celular no seu bolso nem no cinto. Você não quer o celular perto dos seus órgãos vitais. A propósito – você tem algum órgão que não seja vital para você?

# Apague o seu celular à noite. E não durma com ele debaixo do travesseiro em hipótese alguma! Não deve usar o celular como despertador. Um despertador a pilhas é uma opção muito melhor. Você dormirá melhor, também. É comprovado que o EMR dos celulares e ainda dos despertadores elétricos pode diminuir a qualidade do sono.

# Não use o celular dentro do carro. Há dois motivos muito bons para isso. O primeiro é que o metal do carro reflete muito da radiação de volta a você, aumentando sua exposição à EMR. A segunda razão não tem nada a ver com a EMR. É que falar no telefone e conduzir ao mesmo tempo, ainda se está usando o alto-falante do celular, aumenta o risco de acidentes. Por isso, a nossa recomendação é simplesmente apagar o celular ao entrar no carro. Pode ver as suas mensagens depois de chegar ao seu destino, intato.

Eu mesma era uma que durmia com o celular de baixo do travesseiro, depois que soube disso não durmo mais!

Créditos: Anjo de Luz

 Muitos Beijos!

2 comentários:

- Comentários só de divulgação do seu blog, sem nenhuma opnião do assunto serão ignorados
- Faça comentários sobre o post
- Sejam educados, e não use palavrões
- Faça essa blogueira feliz, COMENTE