13 de mai. de 2013

Como nosso cérebro fica "viciado" em internet?

Não é comum encontrar mães desesperadas ou minimamente indignadas com o novo vício do filho: a internet. Você pode não levar muito a sério tais reclamações, mas mesmo sem querer, sua mãe pode estar certa. Dificilmente ela estará pensando nos mesmos motivos que são mostrados no vídeo, mas no fundo a coisa é meio parecida.
Primeiramente, não é possível dizer que a internet faz mal ou bem para as pessoas. Na verdade, depende da intensidade e da forma como a pessoa usa a ferramenta. Assim, se você já ficou “viciado” nessa maravilha do mundo moderno, a razão pode ser essa: a velocidade com que novos assuntos e ideias chamam a sua atenção na tela.


Como nosso cérebro fica "viciado" em internet?




  • Dependência


Nosso cérebro gosta bastante de conferir coisas novas. Mas, no fim das contas, ele seleciona o que é importante para depois guardar essas informações de verdade. Ou seja, ele trabalha em duas etapas. Acontece que, por conta dessa primeira etapa ser mais prazerosa e frenética, liberando compostos químicos que satisfazem o corpo, você sempre quer involuntariamente se manter conferindo novidades e acaba sem tempo para guardar o conteúdo na segunda etapa. E essa é a especialidade da internet.

Você juntou a fome com a vontade de comer e pronto. O “vício” está instalado. Como o vídeo explica, esse constante estado de atenção faz com que você não deixe o cérebro processar o que absorveu de informação e guardá-la na memória permanente. É quase como se estivéssemos falando de uma memória RAM e um SSD. Eles fazem a mesma coisa, mas um é capaz de reter o conhecimento e o outro não.

Assim, se você não tem tempo para processar e aprender sobre as informações que absorveu, em pouco tempo não poderá mais se lembrar de coisas que talvez fossem importantes. Por isso, estudar em locais calmos e com poucas distrações é mais eficiente, por exemplo.



O vídeo é baseado no conteúdo do livro “The Shallows”, de Nicholas Carr, que mostra de forma detalhada como o desvio de atenção constante pode afetar nossos cérebros.


- Saudade da época que as pessoas usavam a internet pra se distrair dos problemas e não transformar isso aqui num deles

2 comentários:

  1. Nuss, eu nem sabia de nada ~~le burra por aqui~~
    Eu sei que é meio chato, mas eu abri um novo blog [troquei URL e nome] E gostaria, que desse uma passada por lá, mas se não quiser, tudo bem =) utilitariosforyou.blogspot.com É isso.

    Beijos ~~

    ResponderExcluir

- Comentários só de divulgação do seu blog, sem nenhuma opnião do assunto serão ignorados
- Faça comentários sobre o post
- Sejam educados, e não use palavrões
- Faça essa blogueira feliz, COMENTE